A mensagem que quero deixar hoje aqui pra vocês é: cuidado com o apego à dor e ao sofrimento.

Vocês já devem ter ouvido aquela frase que diz: “a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional”.

Muitas vezes temos em nossas vidas momentos em que a dor se fará presente. A perda de um  emprego, o fim de um relacionamento (ou até um período conturbado na vida a dois), uma doença.

Aquele momento de dor está ali, te mostrando alguma coisa. Mas será que ficar apegado ao sofrimento por tanto tempo está ajudando a te libertar, ou está te prendendo ainda mais a ele?

Quem cria essa identificação exagerada com a dor é nossa mente, nosso ego. Nosso Eu superior sabe que aquela experiência é necessária para nos ensinar alguma coisa, nos fazer crescer, para então seguirmos em frente ainda mais fortes e conectados com nossa essência.

Já ouvi uma frase que diz: a dor é um sinalizador. Ela está te mostrando alguma coisa, te dando um alerta e, se você deixar, te guiando em direção ao seu crescimento.

No episódio 140, onde entrevistei o terapeuta Alex Possato, perguntei a ele o que, em sua opinião, mais atrapalhava a jornada de evolução de uma pessoa. E a resposta dele foi: “Um encantamento. As pessoas se encantam com as próprias histórias e com os próprios dramas, e no momento em que a gente deixa de contar as nossas narrativas, uma parte do nosso ego vai se dissolver naquilo.”

Então, o que deixo pra vocês nesse podcast é: não negue que a dor existe, ouça-a a escute o que ela tem a te dizer. Mas vá tomando consciência dela e deixe-a ir, sem criar apego.

O sofrimento nos liga ao passado, e o passado já se foi. No agora, o sofrimento só tem permissão se você deixar. Saia da mente e entre no coração!

Deixei pra vocês a indicação de um livro que ajuda demais a entendermos esse mecanismo da dor, de como a abastecemos com nossos pensamentos e emoções, e como podemos nos desvencilhar disso. O livro é O Poder do Agora, de Eckhart Tolle.

Espero que esse episódio tenha sido importante pra você!

Comente comigo o que você achou. Vou adorar saber!

Um beijo grande e até a próxima!

Links:

Acompanhe o ConscienteMente no Telegram: https://t.me/conscientementepodcast

Confira também: EP140: Desapegue e deixe o novo florescer, com Alex Possato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *