Antes de tudo, se acolha.

Quando vamos conversar com alguém, ou até desabafar, estamos muitas vezes esperando que o outro exercite a empatia para conosco, que consiga compreender o que estamos passando, que nos abrace e nos acolha, sem nos julgar.

Por que é tão difícil fazer isso com nós mesmos? É claro que é muito bom termos com quem contar, e não precisamos parar de fazer isso. Muito pelo contrário. Conversar e trocar ideias é super importante.

Mas aqui vale refletir: por que tem sido tão difícil eu mesmo me acolher e SER o meu melhor amigo?

Porque tenho julgado tanto as minhas atitudes, o meu jeito de ser? Por que eu me culpo de sentir o que sinto?

Aqui quero dar 3 dicas para quem quer se acolher mais:

Meditação: ela permite “abrir espaço” dentro de nós para a compreensão, para o não julgamento, para que uma NOVA maneira de ver as coisas entre em nossa vida. Coloque ela na sua rotina e veja como é libertador ter um momento para estar com você!

Escrever: Escrever gera clareza e, ao fazer isso, podemos perceber melhor alguns pontos de vista que nos passaram despercebidos, bem como refletir e obter entendimentos que não teríamos se ficássemos apenas “na mente”. Reserve um momento especial para você. Coloque um som que te agrade e um óleo essencial no ambiente, acenda uma vela, faça uma oração para seu anjo da guarda ou intencione que o divino te ajude nessa tarefa. Respire fundo, papel e caneta na mão, e mãos à obra! 

Se abrace: isso mesmo. Esteja em um local confortável, na sua casa ou ao ar livre (num parque ou jardim, por exemplo) e dê um abraço apertado em si mesmo. Diga o quanto reconhece seus passos, o quanto aceita as coisas como elas são e o quanto está disposto a dar o seu melhor em busca daquilo que deseja que seja diferente. Bata um papo amoroso com você mesmo. Pare de ser tão duro e rígido com você. Solte a resistência.

Espero que você tenha gostado deste episódio. Comente comigo o que você achou. Vou adorar saber!

Um beijo grande e até a próxima!

Links:

Acompanhe o ConscienteMente no Telegram: https://t.me/conscientementepodcast

Confira também: EP138: Aceitar é diferente de gostar. Saia da resistência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *